Tudo sobre a alta costura!

Oi meninas hoje agente vai entra no mundo da alta costura e descobri  tudo e um pouco mais você sabe o que significa alta costura?não então vamos descobri, a alta costura teve origem na França com intuito de preserva as técnicas artesanais de corte e costura isso significa entre outras coisas: peças feitas apenas sob medida, costuras à mão, bordados, moulage) isso foi  uma tática para a alta costura não ser esquecida com o tempo  
Esse novo termo foi usado pela primeira vez por em referência ao trabalho do inglês Charles Frederick Worth, que fez em 1858 o primeiro desfile de moda com modelos que se tem notícia na história do mundo fashion.


 Em 1868 em Paris foi criado o sindicato da alta costura composto por artesãos é essa câmara determina até hoje quais grifes podem usar o termo alta costura "pensa que è fácil usar o termo (Haute couture) não è para qualquer um! A dificuldade de entre nesse" clube " seleto mais  aumentou  a dificuldade durante a segundo guerra mundial foi estabelecida  várias regras
para preserva a alta costura na França  pois Hitler queria leva para Alemanha Nessa época, pra fazer parte do clã, não bastava fazer roupas sob medida e ter a empresa sediada em Paris, era preciso que o ateliê se localizasse  no Triângulo de Ouro (três avenidas luxuosas de Paris) e em prédio próprio, apresentando 20 funcionários no ateliê e 50 looks por temporada.e isso durou décadas ,até ser mudado em 2001.


Hoje, o número de funcionários e looks é secundário, mas o luxo e exclusividade contínua a todo vapor!
E como se entra nesse clube seleto?
Os funcionáios do Sindicato da Alta Costura analisam grifes por temporadas consecutivas e procuram códigos estéticos bem esbelecidos e política de exportação que funcione.


Atualmente, 34 grifes fazem parte da casa, sendo os membros permanentes:
Chanel, Christian Dior, Christian Lacroix, Jean Paul Gaultier e Givenchy. Estes citados são os únicos que podem ter o termo alta costura associado ao nome, pois mantém sede em Paris. Então se ouvir outas marcas com alta costura no nome é um grande
Erro.
Existem as grifes "correspondentes", que são as grifes que representam perfeitamente a alta costura em seus países com um endereço oficial. São eles: Valentino e Giorgio Armani (Itália), Martin Margiela (Bélgica), Elie Saab (Líbano).E existem os "convidados", entre eles o brasileiro Gustavo Lins. Esses convidados, fazem um pret-a-porter de luxo com know-how de alta costura. Se o Sindicato achar que uma coleção destes designers convidados não foi o esperado, eles cancelam o convite. Foi o que aconteceu com o brasileiro Ocimar Versolato, que participou da alta costura apenas em 2004.


Para garantir a qualidade e o padrão da alta costura o sindicato mantém uma escola de desde 1928 com curso de
estilismo e modelagem para quem quer fazer tentativa de entra nesse ramo .


O mundo da alta costura é rodeado de muito dinheiro um pode custa até 300 mil é um preço normal para as clientes,os desfiles são super VIPs no máximo são 200 pessoas jornalistas do ramo fashion e (homens e mulheres) mais ricos do mundo entre elas esposas de reis e sheiks do Orient médio e Ásia,nobres europeus e muitos empresários multi milionários  
que assistem aos desfiles e depois de escolher o modelo de roupa, têm a mesma feita sob medida e seguindo todas as regras definidas da alta costura. Cada vestido é único. Nunca haverá um igual pra outra cliente. Demora-se meses para fazer um deles, pois as costuras devem ser todas feitas à mão.

A alta costura é uma vitrine das marcas. Uma marca não sobrevive da alta costura, pois os clientes são poucos. O que faz uma grife de moda se manter e pagar as contas são os acessórios (perfumes, óculos, maquiagens, calçados) e as peças de pret-a-porter (pronto para usar, ou seja, roupas produzidas em escala).


No Brasil não há alta costura, o que há é pret-a-porter de luxo e roupa sob medida de luxo.

Share this:

JOIN CONVERSATION

    Blogger Comment

0 comentários: